Santa Demo ao vivo, todo o sábado às 13 horas pelo site http://ufsm.br/radio

Era sexta-feira, 30 de março de 2012. Rumo ao Chicken’s Call!

[Um breve comentário sobre os últimos acontecimentos em termos de rock na região.]

Era sexta-feira, 30 de março de 2012.

Saímos às 19 horas da catedral, paradão de Santa Maria rumo a Santa Cruz do Sul, ponto de chegada: trevo do Quartel, mais precisamente na Avenida Euclides Kliemann. Na nossa van, rodava no dvd alguns clipes antigos da MTV, nostálgicos para o pessoal mais velho, desconhecidos para a galera mais nova, eu mesma nem conhecia muitos clipes. Alice in Chains, L7, Green Day…uns separando shows do Agnostic Front, do Black Flag, outros brigando querendo ouvir Discharge. Alguns cantando Ratos de Porão, Replicantes. O pessoal não queria nem saber do meu dvd do Fugazi , outros queriam mesmo era ouvir Fullheart. Assim eu me sentia em casa e assim chegamos em Santa Cruz do Sul.

Os shows da noite seriam: Porunspilla, Diatribe, No Rest (Porto Alegre), TSF (Santa Maria/RS)  e Chicken’s Call (França), todas basicamente da vertente do punk/hardcore,se você quiser não conhece ou quiser saber mais sobre estas bandas, saiba mais AQUI.

Já sabia que a banquinha da No Gods No Masters estaria presente, então já estava preparada para me deparar com um apanhado CDs, livros, patches, bottons, zines e vinis e outras publicações que me aguardariam. Confesso que não pensei que teria tanta coisa! Tinha para todos os gostos: zines feministas, sobre vegetarianismo, música, anarquismo, em inglês, livros em espanhol, sobre o punk, o hardcore, sobre gênero, lp’s de bandas gringas, brasileiras, cds, olha aí:

Para quem tem curiosidade de ver o catálogo deles e encomendar algo, segue o link: nogods-nomasters.com

Foto abaixo do público no show da No Rest e da Chicken’s Call:

No Rest, de Porto Alegre. Pela foto vocês podem ter uma noção de como foi o show.

O show da TSF (Tijolo Seis Furos) foi aquela energia de sempre: para os que conhecem o lado hardcore que Santa Maria tem, sabe do que estou falando. Pessoal cantando as letras em peso, ninguém cansa de repetir o “casa,comida e roupa lavada”, sem mais. A Porunspilla eu não conhecia direito, achei legal o som dos caras, eles que abriram os shows nesta noite e tocaram hoje em Porto Alegre com a TEST e a TSF também, é uma banda relativamente nova, está até resenhada no zine que vou citar abaixo. O show da No Rest vocês percebem pela foto, me arrepiei completamente com a fúria do vocal da Aline, não é a toa que muitos falam que é uma das bandas mais reconhecidas com vocal feminino em termos de punk do Brasil, além das letras e tudo mais. A Diatribe, depois de alguns shows, cheguei a uma conclusão,como alguém me falou ontem:  “é um barulho super bem trabalhado, os caras manda muito bem!”. Cara, olha a rapidez daquela bateria! É demais. Sem contar que os caras marcam presença e sempre vem para Santa Maria, voltem sempre!

Chicken’s Call, banda de Grenoble ( França ) em sua turnê latinoamericana, desta vez passando por Santa Cruz do Sul/RS.

Consegui falar com o vocalista da Chicken’s call e aprendi a falar La Cour de Miracles, um dos sons que a gente tocou na semana passada no programa de estreia do Santa Demo, haha. E obviamente eu havia pronunciado errado. Eu estava aguardando este som já no início do show mas eles acabaram tocando quase no final… ótimo show!

Um dos zines que destaco que consegui na banquinha do show da Chicken’s Call em Santa Cruz do Sul foi o do Guilherme Gonçalves, que também já editava outros zines e realiza o evento [A]mostra dos Independentes de Porto Alegre. O nome do zine é OUTONO OU NADA Funzine #1 – outono 2012,  achei um dos zines mais informativos em termos de hardcore local, como ele mesmo cita no editorial: “falando sobre coisas que estão ao meu alcance”.

O zine traz colunas, resenhas de outros zines/tapes/CDs/livros, entrevista com a BB Estás Muerto, resenhas de bandas novas (achei muito legal este espaço, para o pessoal conhecer outros sons), capa por Carlos Dias, entrevista com a Campbell Trio e muito skate. O preço é R$ 2, peça o seu e não se arrependa de maneira alguma: xmelhoramentosx@gmail.com Tá demais,viu.

Resumindo, este final de semana foi de muito rock em termos de bandas locais/regionais, em Santa Cruz do Sul, em Santa Maria e em Porto Alegre também, pena que fica um pouco distante para o pessoal do coração do Rio Grande ir toda hora. Lamentável é perceber um público minúsculo em um show de rock com bandas locais em sua própria cidade, como aconteceu ontem em Santa Maria. Como diz a Luciana Minuzzi minha amiga e colega de trabalho aqui, depois reclamam que quem gosta de rock não tem onde ir, que não tem bons shows, que não tem nada em Santa Maria. Será? Ontem aconteceu a Beco’s Party de Páscoa, citado em nosso post anterior, com bandas legais da região por um preço acessível em um lugar bem bacana. Faltou divulgação? Acho que não, hein. Mesmo assim o rock sincero sempre vai acontecer, o faça-você-mesmo nunca vai acabar enquanto houverem pessoas acreditando e fazendo algo por um mesmo sentimento. Sem mais.

… olha o saldo do show de sexta, me saí bem com as trocas e pequenas compras, metade dos zines aí eram gratuitos ou contribuição espontânea. Gimme gimme gimme, I need some more! (:

por Gabriela Cleveston Gelain.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em abril 1, 2012 por .